Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Indisciplina e lesões escalam defesa novata do Brasil contra Equador

Sem Maicon e David Luiz, Dunga deverá promover linha defensiva sem nenhum remanescente da Copa, algo que ele não queria agora
Globoesporte.com
Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Filipe Luís. Essa era a linha defensiva que rondava os pensamentos de Dunga para seus primeiros jogos à frente da seleção brasileira. Assim, seriam três remanescentes da Copa do Mundo, algo que ele também priorizou em outros setores. Mas logo no segundo amistoso, diante do Equador, nesta terça-feira, imprevistos devem levar o técnico a escalar uma zaga totalmente modificada em relação aos convocados para o torneio do meio do ano: Danilo, Miranda, Marquinhos ou Gil, e Filipe Luís serão os prováveis titulares.

Dunga teve o primeiro problema antes mesmo de convocar, quando Thiago Silva lesionou a coxa direita e tornou-se nome inviável na lista. No último fim de semana, o treinador perdeu dois nomes de uma só vez depois da vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia.

David Luiz machucou o joelho esquerdo e não terá condições de jogo, enquanto Maicon foi desligado da delegação por problemas internos, sobre os quais a CBF não deu detalhes. O caso de indisciplina tirou o mais velho entre os convocados. O lateral-direito tem 33 anos.

Com tantos empecilhos, Dunga vai escalar Danilo como titular na direita, e terá Fabinho, que estava com a seleção sub-21, no banco. Na zaga, Marquinhos e Gil lutam por uma vaga. Embora o atual jogador do Corinthians seja mais velho (27 anos contra 20), o ex-alvinegro tem a seu favor o fato de ter atuado no Roma e estar no PSG, dois grandes clubes da Europa. Quando David se lesionou contra a Colômbia, foi Marquinhos quem entrou.

Durante três anos, o jovem integrou diversas seleções de base, critério que tem sido valorizado pela CBF nos últimos tempos, principalmente depois que Alexandre Gallo assumiu a coordenação das categorias menores. Gil não tem esse trunfo no currículo. Mas, independentemente de começar jogando, é provável que o jogador corintiano tenha chances de estrear pelo Brasil, pelo menos por alguns minutos.

A única possibilidade de Dunga manter um nome da Copa do Mundo no setor defensivo é promover o retorno de Marcelo à lateral esquerda. O atleta do Real Madrid só está nos Estados Unidos porque foi convocado de última hora, em razão da lesão de Alex Sandro. Antes, sua posição era a única para a qual o técnico não havia chamado ninguém do Mundial, o que não indica lá muita disposição em ver Marcelo em campo.

No meio-campo, os quatro titulares do primeiro amistoso pós-Copa participaram da campanha que terminou com o quarto lugar: Luiz Gustavo, Ramires, Willian e Oscar. Na frente, o principal pilar foi mantido: Neymar, agora com a companhia de Diego Tardelli. Sem falar em Jefferson, goleiro que fez parte o grupo.

Sem Maicon e David Luiz, Dunga terá que antecipar um desafio que não imaginava ter de encarar agora: uma defesa só de recém-chegados, sem o auxílio dos experientes. Brasil e Equador se enfrentam nesta terça-feira em Nova Jérsei, às 22h (de Brasília), com transmissão da TV Globo, do Sportv e do GloboEsporte.com, que inicia a cobertura às 21h e também acompanhará tudo sobre o jogo em Tempo Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário